sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Aula de campo no CCA/UFPB

Foto retirada de Aula de Campo no CCA

Os alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Fundamental que estudam no Sistema Educacional Areiense visitaram nesta sexta-feira (09) o setor de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias do Campus II da UFPB para uma aula de campo sobre animais.

Composto de crianças com idade entre 3 e 9 anos, o grupo visitou ambientes de criação de bois, porcos, galinhas e cabras para observar, entre outras coisas, como é feito o manejo destes animais. Os estudantes receberam informações dos funcionários do CCA e conversaram com a estagiária Samara Ribeiro do curso de zootecnia que concluiu o ensino fundamental no Sistema Educacional Areiense.


Os alunos estavam acompanhados pelas professoras Jeanine Félix (5º ano), Maria das Graças (4º ano), Gabriela Barbosa (3º ano), Glauce Mery (2º ano), Glaucia Cruz (1º ano) e Nathália Candido (Educação infantil) que desenvolvem um trabalho de ensino baseado no socioconstrutivismo que visa ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com experiências práticas do cotidiano dos alunos através da interação com o meio. O professor, neste processo, atua com mediador.

Com o compromisso de pautar suas aulas em experiências práticas, as professoras intermediaram a fixação do conhecimento que constam dos livros didáticos com a vivência prática fazendo com que os estudantes sintam e pensem o espaço social no qual vivem.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Homenagens dos alunos ao Brasil


Brasil, guerra ou paz?

Brasil, país de guerra entre policiais e traficantes. Mas também um país de paz entre padres e fiéis.

Nesse país tão belo, muita troca de tiro entre policiais e bandidos. E sempre uma ou duas balas perdidas matam um inocente, um trabalhador que volta para casa.
Brasil, país de guerra e paz.

Paz porque é um país feliz, com várias raças e cores. Todos se respeitando sempre com o seu limite, ninguém é perfeito.

(Anderson Dias – 9º ano)

És tu Brasil

Brasil país desbravado, aguenta fome e miséria, mas está caminhando passo a passo para um futuro promissor.

És tu pátria amada que luta para um dia se tornar um país forte, poderoso e majestoso que todos que antes de mim venham a sonhar.

És tu Brasil, beleza de se admirar. Onde outros países hão de reverenciar. Pois tuas lindas matas, tuas riquezas minerais e os teus mares límpidos, todos hão de cobiçar.

És tu Brasil, máquina de fazer campeões, país do futebol, maior entre outros países. Teus filhos ilustres que dão orgulho, sentem orgulho de fazer parte de ti.

És tu Brasil, país do povo mais feliz, que todos hão de amar
País símbolo, que todos hão de se orgulhar.

(André Cruz – 9º ano)