segunda-feira, 28 de março de 2011

Aluno de final de semana

Pergunto-me o que faz o aluno no final de semana. Será que "pega" em algum livro para estudar algo? Ou, o futebol (esportes em geral) é a mola motora de suas atividades "weekendistas"? Talvez nem livros nem esportes! Será que metem a cara na pinga? Tantas interrogações!

Sejamos benevolentes e acreditemos que os alunos de hoje se dividem em três tipos principais:

1º - Estudioso.

2º - Esportista.

3º - À Toa.

O estudioso admitamos que seja aquele que olha os livros e faz as atividades da escola propostas para o final de semana. Neste tipo inclui-se os verdadeiramente preocupados com suas atividades discentes, que fazem deste hábito uma rotina, uma praxes.


O aluno esportista podemos definir como aquele que não faz as atividades por conta do futebol (ou qualquer outro esporte). Não tem tempo pra nada a não ser o esporte, é claro. O seu final de semana é preenchido com esporte. Seja na prática ou na TV.

O À Toa é uma mescla dos dois tipos anteriores e mais alguma coisa. Faz as tarefas escolares pela metade (quando lembra que tem). Sua preocupação é com a namorada, com o filme em DVD que locou, com a conversa com os amigos (desde que não sejam da mesma escola). Seu final de semana é ocupado não com algo específico mas com várias atividades, menos estudo pra valer.

Neste grupo estão os alunos que não deixam a cervejinha (ou cervejão) por nada na vida. Final de semana pra eles é sagrado: tem que ter mesa de bar, mas pode ser de boteco, de lanchonete, de pizzaria, enfim, desde que tenha bebida não importa onde.

Não se trata de este ou aquele tipo está correto social e educacionalmente falando. Nem nossa qualificação delimita conhecimento. Trata-se de uma constatação. E, em sala de aula, o 1º tipo pode ter melhores notas que o 2º e 3º e vice-versa, vai entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário