Ontem postei aqui a dificuldade que nossos alunos têm para estudar. Tantas "facilidades tecnológicas" acabam prejudicando o aprendizado da rapaziada. Hoje, quero falar um pouco sobre a difícil arte de ensinar.
Ensinar não é para qualquer um! O professor, ou mestre, deve ter a convicção do seu papel enquanto tal. É notória a falta de compromisso de alguns "mestres". São pessoas que não se qualificam, não procuram ler e apenas se preocupam em receber seus salários ao final do mês em retribuição ao seu dever (trabalho). Pois bem, eles esquecem que enquanto deixam de se preocupar com o que estão ensinando há pessoas preparadas e "antenadas" loucas para ocuparem seus lugares.
Vejo professor que não prepara aula, não tem opinião nem mesmo dos assuntos que leciona. Mais deprimente é aquele que em suas aulas faz o verdadeiro samba-do-crioulo-doido, mostrando um pseudoconhecimento.
Admito a interdisciplinaridade entre os conteúdos mas professor que entende de "atracamento de navio à acasalamente de muriçoca", é demais.
Outro dia presenciei um professor misturando tantos assuntos e com tal "destreza" que parecia ser expert em todos eles. Como isso é pssível? O impressionante é que, pelo que notei, os alunos não conseguiram assimilar nada, nem mesmo o conteúdo da disciplina do dito professor. Não faço, aqui, apologia à educação tradicional nem aos métodos ultrapasados de ensino, afinal, devemos ser progressistas. Mas, temos que ter calma quando falarmos em interdisciplinaridade! As vezes falamos do que não entendemos.
Ensinar requer preparo não apenas cuspir informação de orelha de livros para uma platéia desinteressada.
Vejo professor que não prepara aula, não tem opinião nem mesmo dos assuntos que leciona. Mais deprimente é aquele que em suas aulas faz o verdadeiro samba-do-crioulo-doido, mostrando um pseudoconhecimento.
Admito a interdisciplinaridade entre os conteúdos mas professor que entende de "atracamento de navio à acasalamente de muriçoca", é demais.
Outro dia presenciei um professor misturando tantos assuntos e com tal "destreza" que parecia ser expert em todos eles. Como isso é pssível? O impressionante é que, pelo que notei, os alunos não conseguiram assimilar nada, nem mesmo o conteúdo da disciplina do dito professor. Não faço, aqui, apologia à educação tradicional nem aos métodos ultrapasados de ensino, afinal, devemos ser progressistas. Mas, temos que ter calma quando falarmos em interdisciplinaridade! As vezes falamos do que não entendemos.
Ensinar requer preparo não apenas cuspir informação de orelha de livros para uma platéia desinteressada.
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