Foi com muita alegria que recebi o resultado da produção textual dos alunos do 9º ano quando solicitamos para escrever uma fábula abordando o assunto que julgassem adequado.
Apesar de nunca terem escrito algo do gênero antes, as produções nos surpreenderam! A aula explicando os conceitos de fábula foi dada em pincelada de menos de trinta minutos. Queríamos que a prática fosse alçada a primeiro plano em detrimento da teoria que, convenhamos ninguém tem saco para suportar.
Nestes casos, enquanto professores, não somos hipócritas em esperar muita coisa dos alunos. Mas, vocês não avaliam a surpresa que tivemos já na leitura prévia dos textos dos estudantes para correção.
Algumas “fábulas” foram imediatamente lançadas a categoria de “obra-prima” tamanha a qualidade no que pese algumas anomalias próprias da falta de conhecimento teórico mais profundo acerca deste gênero literário.
Para não lançar ao fundo do baú, selecionamos algumas destas “fábulas” para serem postadas neste blog, nada mais justo, cremos. Uma espécie de prémio honorário pela capacidade de superar desafios que, muitas vezes, alunos e professores os consideram intransponíveis.
Àqueles que não tiverem suas “pérolas” publicadas não nos tenham mal. Não é fácil para nós apontar as escolhidas.
Apesar de nunca terem escrito algo do gênero antes, as produções nos surpreenderam! A aula explicando os conceitos de fábula foi dada em pincelada de menos de trinta minutos. Queríamos que a prática fosse alçada a primeiro plano em detrimento da teoria que, convenhamos ninguém tem saco para suportar.
Nestes casos, enquanto professores, não somos hipócritas em esperar muita coisa dos alunos. Mas, vocês não avaliam a surpresa que tivemos já na leitura prévia dos textos dos estudantes para correção.
Algumas “fábulas” foram imediatamente lançadas a categoria de “obra-prima” tamanha a qualidade no que pese algumas anomalias próprias da falta de conhecimento teórico mais profundo acerca deste gênero literário.
Para não lançar ao fundo do baú, selecionamos algumas destas “fábulas” para serem postadas neste blog, nada mais justo, cremos. Uma espécie de prémio honorário pela capacidade de superar desafios que, muitas vezes, alunos e professores os consideram intransponíveis.
Àqueles que não tiverem suas “pérolas” publicadas não nos tenham mal. Não é fácil para nós apontar as escolhidas.
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